Não importa a quem,

faça o bem, faz bem! 

 

Conheça nossos projetos

Ir ao cinema pode ser uma atividade comum para muitos. Porém, para uma parcela da população brasileira, principalmente aos mais vulneráveis, este acesso à cultura é negligenciado, seja por falta de condições financeiras ou por não haver salas de cinema próximas.

Pensando em mudar esta realidade, em 2016, nós do Instituto QTal criamos o projeto QTal Cinema, uma iniciativa que busca popularizar o acesso da sétima arte a todos, derrubando barreiras e diminuindo distâncias.

Assim, assistir à filmes nas grandes telas, não é mais uma prática restrita às classes sociais de maior poder aquisitivo ou aos grandes centros urbanos. Através de parcerias, públicas e privadas, realizamos exibições gratuitas, e sessões de cinema, levando cultura e alegria a população menos favorecida ou a cidades inteiras, onde não há esta oferta.

Já foram realizadas mais de 2 mil exibições de filmes nacionais e clássicos internacionais, em 1500 cidades de 6 países diferentes. Em 2017, através do Projeto Cinema Itinerante na cidade de São Paulo, fizemos mostras de filmes para todos os públicos em praças públicas, Centros Educacionais Unificados (CEU), abrigos, albergues e hospitais. E, entre 2018 e 2019, o Projeto Cinema Solidário, contou com apresentações em 33 locais de 12 estados do Brasil, sendo mais de 400 exibições de filmes.

Com a pandemia do novo coronavírus, decretos governamentais proibiram reuniões e grandes eventos, onde fossem realizadas aglomerações de pessoas, impossibilitando a realização do projeto. Porém, com a diminuição de casos, começam a ser liberadas a volta das atividade, tendo então a previsão de retorno das exibições para outubro de 2021.

Mas o projeto não se restringe apenas a projeção dos filmes, buscamos proporcionar uma experiência completa. Durante as sessões, que podem ser voltadas para o público infantil, adulto ou família, há distribuição de pipoca e refrigerante a todos, brincadeiras e apresentações musicais, antes e depois das sessões.

E, além do entretenimento, nós do QTal procuramos gerar renda para a região, contratando pessoas para auxiliar na realização do QTal Cinema. Entretanto, como uma organização de sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos, para a realização dos nossos projetos, estamos sempre em busca de novas parcerias.

O QTal Cinema só é possível devido aos recursos financeiros destas, sejam governamentais (federal, estadual ou municipal) ou com empresas privadas, como distribuidores de filmes, produtoras de cinema, fornecedores de equipamentos, entre outros, que colaboram para sua execução, cedendo os direitos de exibição dos filmes, equipamentos para a veiculação, infraestrutura para receber a população etc.

Nossa atuação vai além do território nacional. Nosso anseio é ampliar o acesso da população desfavorecida ao cinema. Ajude-nos a levar cultura de qualidade para mais pessoas. Seja um parceiro!

E se você gostou do projeto e quer participar, que tal fazer o bem? Venha ser um voluntário!

A campanha ‘QTal fazer o bem’ é uma iniciativa do Instituto QTal. Buscamos arrecadar renda para nossos projetos, que tem como objetivo promover e desenvolver atividades ligadas à cultura, saúde, esportes e meio ambiente.

Através de ações em conjunto a entidades, empresas, governo e comunidades, nós do Instituto QTal, visamos elevar a integração social, a melhoria da saúde, a execução de programas socioculturais e educacionais, atuando na ressocialização, conscientização e a responsabilidade social das pessoas para com o meio em que vivem.

Realizamos projetos no Brasil e demais países, para todos os públicos: crianças, jovens, adolescentes e adultos, com foco nas famílias e a população mais vulnerável. São atividade esportivas, culturais, recreativas e assistenciais, em praças públicas, Centros Educacionais Unificados (CEU), abrigos, albergues, hospitais, entre outros.

Ainda que, durante a pandemia do novo coronavírus, estivemos impossibilitados de realizar nossas atividades, trabalhamos incansavelmente para levar alento às famílias em situação de risco, aos idosos em situação de vulnerabilidade, as pessoas nos abrigos institucionais e aos moradores de rua, com a distribuição de cestas básicas, comida congelada, máscaras, álcool gel e termômetros para prevenção e proteção contra o Covid-19.

Mas, ações como estas só são possíveis com a sua ajuda. Somos uma organização de sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos, e dependemos de recursos financeiros obtidos através de parcerias, convênios públicos governamentais (federal, estadual ou municipal) e/ou com empresas privadas, além de doações para a realização dos nossos projetos.

Os recursos arrecadados nos permitem a manutenção e a criação de novos projetos, levando cultura, saúde e educação de qualidade para mais pessoas. Já são mais de 400 mil pessoas atendidas pelo Instituto QTal. E, nos dedicamos a tornar esse número cada vez maior.

Estamos sempre em busca de ajuda para melhorar nossa sociedade. E aí, que tal fazer o bem?

Buscamos incentivar a educação ambiental desde a infância. Assim nasceu o projeto Embaixadores do Verde do Instituto QTal.

Acreditamos que ao estimular uma criança a cuidar do lugar onde mora, demonstrando a necessidade de transformar seu entorno e de promover o desenvolvimento sustentável através de projetos de restauração e manutenção de áreas abandonadas, como terrenos baldios e outros lugares esquecidos, ou que em muitos casos, são utilizados para descarte incorreto de lixo, entulhos de construção e outros objetos que podem acumular água e ocasionar a proliferação de animais peçonhentos, esta cresce e se desenvolve com senso crítico e tendo como prioridade a preservação ambiental e o bem com o próximo.

A ideia é que, mesmo sem grandes recursos tecnológicos, as crianças consigam realizar a transformação de seus entornos. Por exemplo, mudas de plantas e árvores podem retornar sombra, promover a diminuição da temperatura do local e, ainda, gerar frutos e alimentos às famílias da redondeza, além do lugar se transformar em um local seguro para as crianças brincarem e de encontro de vizinhos.

A iniciativa visa o envolvimento dos moradores da área e o desenvolvimento e ampliação da responsabilidade e empatia social. Que tal fazer o bem, você também?

Gostou do projeto? Una-se a nós! Veja na Agenda as iniciativas próximas de você e se inscreva para ser um voluntário!

Cuidar do lugar onde moramos. Este é o objetivo do projeto Zeladores do Bairro. A iniciativa que nasceu do projeto de lei PL 682/2017 busca promover palestras e atividades junto aos moradores, levando dicas práticas para zelar e cuidar de seu bairro.  

Com foco nos cuidados e na manutenção da limpeza urbana, conservação das áreas verdes, fiscalização e comunicação das necessidades de podas e remoção de árvores, limpeza e manutenção das bocas de lobo, vias, córregos, galerias, ramais, escadões e escadarias, o Instituto QTal propõe promover a conscientização da população para a necessidade de atuar e vigiar na preservação das áreas onde habitam.

O projeto que em 2017 foi realizado na Vila Curuça, retoma agora as atividades. Conheça a agenda de atuação e veja como participar

O portal de conteúdo bicicleta.org tem como objetivo promover conhecicmento sobre o universo da bicicleta, ampliando seu uso, favorecendo a mobilidade urbana nas cidades, gerando mais saúde e bem-estar.

Com dicas e informações sobre o universo da mobilidade urbana e do ciclismo em geral, o site com foco no Brasil será um centro de referência para usuários, amantes e curiosos, sobre bicicleta e seus diversos usos.

Nele, matérias e entrevistas sobre políticas públicas, experiências, estudos, pesquisas, encontros, problemas e soluções no uso da bicicleta como transporte, esporte ou lazer, poderão ser encontradas e acessadas a qualquer hora.

O uso de meios de transporte sustentáveis e a adoção de hábitos saudáveis são pautas cada vez mais urgentes e recorrentes. Neste sentido, a iniciativa, Vem de Bicicleta, busca por luz sobre os problemas enfrentados pelos ciclistas na mobilidade urbana.

A falta de segurança e de infraestrutura das ruas e a inexistência de uma rede de apoio aos usuários de bicicleta são os principais obstáculos de quem usa o meio para se locomover. 

O bicicleta.org tem um fórum especialmente construído para a discussão da temática, a fim de fomentar a luta por soluções para os problemas enfrentados diariamente pelos ciclistas. Aumentar a rede de apoio, criar uma rede de incentivos, promover a educação no trânsito e ampliar a malha cicloviária são algumas das pautas constantes do movimento junto aos órgãos públicos.

Acesse o site, siga bicicleta.org nas redes sociais e fique por dentro de tudo. 

Mobicicleta 2021

Como forma de dar mais visibilidade ao movimento, em 11 de dezembro, aconteceu o Congresso Mobicicleta 2021. O evento referência na discussão da temática, contribuiu para o debate e encontro de soluções dos anseios dos ciclistas paulistanos.

Realizado no Clube Esperia, das 13h30 às 20h, o evento foi gratuito e aberto a toda à população. O Congresso contou com empresas parcerias divulgando seus serviços ligados a temática, bicicletário para 500 bicicletas, dicas e novidades sobre o ciclismo, realização de quiz com premiações e brindes, além do espaço reservado para palestras e apresentações. 

Foram diversos workshops, abrangendo as mais variadas áreas do ciclismo e mobilidade urbana, como pioneirismo, tecnologia, acessibilidade, cicloturismo, segurança e saúde.

Você pode conferir tudo o que rolou no Congresso Mobicicleta 2021, assim como podcasts e relacionados ao tema através no nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/c/bicicletaorg . Inscreva-se!

O passeio ciclístico denominado “Pedalada Contra a Fome” é um evento esportivo com o intuito de promover a prática do ciclismo na cidade de São Paulo e ao mesmo tempo a solidariedade, uma vez que a inscrição no evento tem o custo de 2 (dois) quilos de alimento não perecíveis.

O conjunto de ações que envolvem o evento se iniciou em 28 de dezembro de 2021, e seguirá até 13 de maio de 2022. Segue abaixo nosso cronograma de ações:

Data Ação Objetivo
28/12/2021

Podcast lançado no canal https://www.youtube.com/c/bicicletaorg

Bate-papo sobre a realidade da cidade.

Promover a conscientização da real situação do problema da fome na cidade de São Paulo. Incentivar a participação no evento, a prática esportiva e a solidariedade.
15/02/2022 Podcast sobre a prática do ciclismo em São Paulo Promover a prática do ciclismo em São Paulo. Incentivar a participação no evento, a prática esportiva e a solidariedade.
01/03/2022

Mini documentário

Sobre a prática do ciclismo na periferia e a situação de fome enfrentada pelos moradores

Promover a conscientização da real situação do problema da fome na cidade de São Paulo. Incentivar a participação no evento, a prática esportiva e a solidariedade.
26/02 e 05/03/2022 Arrecadação de alimentos e validação das inscrições Promover a prática do ciclismo na cidade de São Paulo e ao mesmo tempo a solidariedade
06/03/2022 Passeio ciclístico Promover a prática do ciclismo na cidade de São Paulo e ao mesmo tempo a solidariedade
08/03/2022 Inicio da distribuição dos alimentos arrecadados dias 23/02 e 05/03 Distribuir os alimentos doados pelos ciclistas para a população que necessita
27/03/2022 Passeio ciclístico Promover a prática do ciclismo na cidade de São Paulo e ao mesmo tempo a solidariedade
25/04/2022

Mini documentário

Sobre a prática do ciclismo na periferia e a situação de fome enfrentada pelos moradores

Promover a conscientização da real situação do problema da fome na cidade de São Paulo. Incentivar a participação no evento, a prática esportiva e a solidariedade.
13/05/2022 Vídeo do evento Divulgação em vídeo do resultado do evento

Até o presente momento temos 1500 inscritos para o passeio do dia 06 de março, e 340 inscritos para o passeio do dia 01 de maio. Esperamos, até a data do evento, chegar próximo da capacidade máxima de 1500 inscritos em cada passeio. Cada participante validará sua inscrição com a doação dos dois quilos de alimento e receberá uma sacola com o número de peito, uma camiseta, um squeeze e ao final do passeio uma medalha de participação. Na data dos dois passeios ciclísticos promoveremos a arrecadação de alimentos em centros esportivos da cidade, tendo um ponto de coleta por zona (Norte, Sul, Leste, Oeste e Central), para que mesmo aqueles que não puderem, por algum motivo, participar do passeio possam doar os alimentos e assim contribuir para o combate a fome na cidade.

Os passeios terão inicio as 7h00 da manhã das datas marcadas, na praça do Patriarca, e percorrerão 7,5 km pelo centro antes de retornar ao ponto de inicio. Percorrendo as seguintes ruas/ avenidas e passando pelos seguintes pontos:

Ida: Praça Patriarca, Viaduto do chá, Prefeitura de SP, Shopping light, Praça Ramos de Azevedo, Teatro Municipal, Rua Conselheiro Crispiniano, Praça das Artes, Av. São João, Largo Paissandu, Galeria do Rock, Av. Rio Branco, Viaduto Engenheiro Orlando Miguel, Av. Rudge Ramos, Rua Javaés e Rua Visconde de Taunay.

Volta: Rua Sergio Tomas, Av. Rudge Ramos, Viaduto Engenheiro Orlando Miguel, Av. Rio Branco, Av. Ipiranga, Cruzamento Ipiranga com São João, Praça da República, Av. São Luiz, Edifício Itália, Rua da Consolação, Biblioteca Mário de Andrade, Rua Coronel de Toledo, Viaduto do Chá, Prefeitura e Praça do Patriarca.

Os alimentos arrecadados nas duas edições serão encaminhados para duas entidades sociais e a 4 comunidades carentes nos bairros de Heliópolis, Jabaquara, Itaim Paulista e Pirituba.

O quê: passeio ciclístico Pedalada Contra a Fome

Quando: 06/03 e 27/03 ambos as 7h00 da manhã.

Onde: saída e chegada na Praça do Patriarca, no centro da cidade.

Quanto: 02 quilos de alimento não perecível

Inscrição:  https://tinyurl.com/pedaladainscricao

Venha se exercitar, se divertir, conhecer São Paulo e praticar o bem na Pedalada Contra a Fome!